Recife está entre as cidades mais ameaçadas do mundo pelo avanço do mar

📣 Anuncie Aqui

.

Recife está entre as cidades mais ameaçadas do mundo pelo avanço do mar

A capital de Pernambuco é considerada a 16ª cidade mais ameaçada do planeta pelas mudanças climáticas com o aumento do nível do mar, segundo o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas da ONU (IPCC).

A aceleração no aumento do nível do mar tem deixado os cientistas em estado de alerta acerca das cidades localizadas na zona costeira do Brasil. No caso da capital de Pernambuco, Recife, que é considerada a 16ª cidade mais ameaçada do planeta pelas mudanças climáticas com o aumento do nível do mar, segundo o Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), especialistas intensificam o debate sobre estratégias para mitigar os efeitos desse avanço.

Segundo o professor do Departamento de Oceanografia e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacyr Araújo, a colocação do Recife no ranking não é novidade, mas sim o ritmo com que o mar está se elevando. Mas ele também explica que a cidade, conhecida por ser a Veneza brasileira, "não ficará completamente inundada”. “Nós estamos num determinado ponto em que precisamos, de fato, trabalhar na questão da adaptação a essa nova realidade. Porque o que nós observamos ao longo das décadas, quando você começa a analisar os dados de aumento do nível do mar, de 40 anos atrás até agora, você percebe que quanto mais você se aproxima de 2021, mais rápido o nível do mar está subindo”, explica o docente, em entrevista ao JC.

O vice-reitor da UFPE, que tratou do tema “O caso do Recife: elevação do nível do mar”, no Fórum Internacional Recife Exchange Netherlands (RXN), realizado de forma remota pela UFPE até esta sexta-feira (15), explica que o que aumenta a vulnerabilidade da capital do Estado é a combinação das suas características geofísicas (maré, vento, correntes, etc) e sua capacidade de reagir a intensidade destes fenômenos. “Recife se localizou e se implantou em uma região de delta. Os rios Capibaribe e o Beberibe se juntam aí e o Recife nasceu nessa região, que é de baixa altitude”, disse Moacyr.

A partir disso, somado aos efeitos das mudanças climáticas que, segundo o relatório do IPCC, já estamos perto de atingir o limite de 1,5°C de aumento da temperatura global, especialistas começam a traçar estratégias de convivência com o avanço do mar. “Nós vamos ter que nos adaptar e conviver com isso da melhor forma possível”, destaca o docente.

Assista o video do Fala Brasil Abaixo.

Edição TopZoom

Ola! Caro leitor. Fico muito feliz pela sua visita, saiba que todo o nosso conteúdo é escrito com seriedade e comprometimento dos fatos, valorizando sempre a fácil assimilação e transparência da informação, muito Obrigado! e volte sempre.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem